Fichamento Percepção
Disciplina: TEORIA DA PERCEPÇÃO
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 10ª ed. de 2004. Rio deJaneiro : Ed Campus
“Embora os processos de percepção sejam processos mentais, a forma representa um dado de ordem sensorial a ser diretamente apreendido.” (p.44)
“[...] todos nós podemos imaginar formas, mas não há como avaliá-las sem que se tomem fatos físicos, sensoriais.” (p.44)
“Mas o fazer é imprescindível, pois sempre há uma diferença entre aquilo que é imaginado e o fato concreto que se produz quando essa alguma coisa é realizada.” (p.44)
“[...]Os contornos funcionam como limites. [...] Ao mesmo tempo que delimitam e contêm um espaço interno, isolando-o do meio ambiente, determinam sua forma. A função fundamental é que forma sempre significa organização, ordenação, estrutura.” (p.45)
“Portanto, quando o contexto do retângulo deixa de existir, pelo desaparecimento de seus limites, sua estrutura espacial também deixa de existir, deixa de funcionar.” (p.45)
“[...] certas qualidades expressivas encontradas na composição resultavam do modo pelo qual o espaço havia sido formulado através do movimento visual” (p.46)
“Toda obra de arte representa, essencialmente, uma imagem de espaço, pois cada imagem é constituída de indicações espaciais. Entretanto, aqui cabe uma ressalva importantíssima: não será a imagem do espaço e sim a imagem do seu espaço.” (p.46)
“Repetimos então que a horizontal representa para nós uma posição imediatamente associada a idéias de sono, repousou, calma e morte, indicando-nos imobilidade e estabilidade. A vertical, de certo modo também imóvel, já se nos apresenta menos estável. [...] A vertical associa-se ainda a idéias de elevação e transcendência.” (p.46)
“Divergindo de horizontais e verticais, e contrastando com suas qualificações estáticas, as outras direções – diagonais, curvas e espirais – se nos afiguram de maior mobilidade; tornam-se dinâmicas.” (p.47)
“Todas