historia net
O mercado municipal: onde está edificado o mercado municipal, ou o de carne num passado bem remoto era a praça do pelourinho. Que dava aos fundos para a baia do quajará ali é que executavam os condenados a morte!
Antes da administração de Antônio lemos o mercado possuía apenas um pavimento. E foi ele quem autorizado pela lei nº384, de 4 de março de 1904 em seu artigo nº1 autorizou a fazer mudanças naquele lugar não apenas ampliando-o mas também imprimindo-se um aspecto mais harmonioso com as exigências da arquitetura moderna e de estética. Em16 de maio do mesmo ano essas obras tiveram inicio.
Hoje o mercado municipal é oficialmente chamado de Francisco Bolonha, o engenheiro e autor de tantas obras em Belém, e que foi concessionário daquele estabelecimento durante 30 anos.
Praça batista campos: em 1874 era um matagal pantanoso dez anos depois uma simples savana coberta de capim; mais dez anos depois era chamada de Praça Sergipe e não e não passava de um inexpressivo lago com muitas mangueiras e um canteiro central. Em 1901 Antônio lemos decidiu urbaniza-la as obras duraram três anos a inauguração verificou-se na manha de 14 de fevereiro de 1904, com muitas festas que se prolongaram por todo o dia.na administração do prefeito Coutinho Jorge calçadões que a rodeiam foram revestidos de pedras portuguesas com motivos marajoaras.
Praça do relógio: construída na área do Ver-o-Peso pelo intendente Antônio faciola exatamente no local onde existia o prédio da bolsa d borracha demolido em 1915 durante o governo de Enéas Martins: estava inacabado e não s justificava gastar mais dinheiro para conclui-lo, já que a borracha desvalorizara-se fazendo com que a economia amazônica entrasse em franca decadência ao com correr com o produto asiático.
Quase 15 anos depois faciola resolveu urbanizar aquele trecho transformado em charco o governador Eurico vale e o intendente mandou projetar a nova praça que queria ao centro um grande relógio com