Historia, mudanças na europa a partir do século X
Nesse período ocorreram grandes mudanças no sistema feudal.As guerras diminuíram, a população cresceu,as áreas de cultivo foram ampliadas e as técnicas agrícolas melhoradas.Com isso,começou a existir excedente de produção e desenvolvimento do comércio, além do renascimento das cidades e da formação dos burgos.Surgiu uma nova classe social formada por comerciantes, artesãos e negociantes.
Novas técnicas agrícolas: quais são? O que fazem ?
Foram ampliadas as áreas de cultivo dos feudos com a drenagem dos pântanos e o desmatamento de parte dos bosques.
Aperfeiçoamento das ferramentas agrícolas, como o arado, que passou a ser feito de ferro(e não de madeira) e preso no lombo do boi, dando maior mobilidade.
Crescimento da população dentro dos feudos e a superlotação dos mesmos: consequências/para onde vão?/ o que vão fazer?
O crescimento populacional ocorreu com a diminuição das guerras entre os reinos. Em 300 anos, a população da Europa cresceu de 8 milhões para 28 milhões de habitantes.Com isso, houve a necessidade de mais espaço e a expansão para fora dos feudos.
Começaram a surgir vilas cercadas por muralhas em volta dos feudos, chamadas burgos. Os burgos foram crescendo, com uma população de comerciantes, trabalhadores livres e servos que haviam fugido ou sido expulsos dos feudos. Nessas vilas, passaram a ser organizadas feiras permanentes. O desenvolvimento da vida urbana e as Corporações de ofício: organizações e etapas
Com o aumento populacional, os comerciantes, artesãos e negociantes fixaram residência em volta dos feudos, nas vilas(burgos). A população dos burgos foi crescendo também pelos servos que fugiam ou eram expulsos dos feudos. Assim, essas pequenas localidades começaram a crescer e se tornar importantes concentrações de trabalhadores livres e comerciantes.
O aumento da liberdade política e econômica foi propiciando o aprimoramento do trabalho urbano.