historia medieval
1. INTRODUÇÃO
Os Historiadores estão condenados a reescrever continuamente a História, porque reescreve-la é uma necessidade para todos nós. Eles tem essa função, que é de sempre aportar novos datos sobre o passado, porque as fontes históricas são interpretadas de diferentes maneiras por parte desses estudiosos. Muitas vezes um fato que foi investigado em um período, pode ter ficado pouco esclarecido por näo haver aprofundado no estudo ou por outros motivos , como podem ser: tempo, tecnologia, fontes, etc. Portanto, em meados do século XX, esse problema fascinou grande parte dos filósofos e teóricos, que perante a variabilidade dos processos históricos, tiveram opiniões conflitantes sobre assuntos diversos e muitos criaram concepções próprias. Além do mais, nosso presente está cheio de influências do passado e por isso devemos estar constantemente voltando no tempo para poder entender o nosso dia a dia.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1- INFLUÊNCIAS PASSADAS: Os acontecimentos históricos são estudados para se chegar a uma interpretação de diferentes eventos e processos humanos.
Resgatando o passado podemos reflexionar e compreender melhor a atualidade que vivemos e nela encontrar hábitos, costumes, objetos, etc, de épocas passadas, como, por exemplo no relacionado a Idade Média, podemos ver que herdamos varias coisas daquele período:
Origem do ensino superior: A partir do século XII e XIII surgem, por obra da Igreja Católica as primeiras universidades que espalharam-se por toda a Europa. Em Paris nasce a Sorbonne Faculdade de Teologia e Filosofia; na Itália que se especializou em Medicina; Bolonha que ensinava Direito Romano, etc.
Inovações no modo de utilizar o moinho de vento.
Invenção de um novo tipo de arado.
Desenvolvimento expressivo da