Historia medieval
A inovação foi o estudo da Idade Média,através da perspectiva da Escola dos Annales.Idade Média anera retratada anteriormente como apenas um grande espaço de tempo entre a queda do Império Romano e a Tomada da Constantinopla,na qual o homem vivia em absoluto estado de "ignorância".A partir da adoção desse novo método,passou-se a estudar esse período e a compreender a História com como processos de curta, média e longa duração, tal como propôs Fernand Braudel.
2)Identifique os dois pontos básicos da nova abordagem que o texto propõe discutir.
O significado da sociedade de ordens e o papel desempenhado pelas cidades;o comércio na sociedade medieval.
3)Explique a afirmativa: ”(...) a divisão da sociedade em três ordens não era uma realidade vivida e sim um projeto de ação política sobre a sociedade.” (COSER, 2010, p.4).
Porque essa divisão não levava em conta o habitante comum da cidade,o encarregado dos ofícios e do comércio.Uma explicação da sociedade medieval pautada apenas nos padres, guerreiros e camponeses exclui o fenômeno das cidades na Idade Média. Isto acaba reforçando com a idéia errônea de que a cidade é um elemento externo ao mundo medieval e seu surgimento coincide com o início do capitalismo.
4)“Durante muito tempo, as cidades, o comércio e a `burguesia´ na Idade Média foram vistos como fenômenos externos e dissoluidores do feudalismo. Esses elementos eram, assim, considerados antecipações do capitalismo ou, de forma explícita, o início da afirmação do capitalismo, como defendeu Henri Pirenne. Mais recentemente, historiadores medievalistas têm evitado essa visão de tendência teleológica” (COSER, 2010, p. 8). Explique a forma como a nova tendência historiográfica tem compreendido o fenômeno urbano na Idade Média.
Este fenômeno deve ser compreendido dentro do conceito do feudalismo, uma vez que se origina da expansão da