Historia dos índios no brasil anna roosevelt
Anna Roosevelt trás respostas que muitos pesquisadores tiveram dificuldades em trazer a muito tempo.
No seu Livro A Historia dos Índios no Brasil a autora inicia com base nas informações que no século XVI, com a chegada dos primeiros viajantes europeus que penetraram a região depararam-se com populações humanas cuja organização social era até então desconhecida. Com objetivo de entender e trazer informações sobre essas diversidades. A autora cita resultados das mais diversas formas de pesquisas dos vários campos disciplinares chegando a resultados surpreendentes como os vestígios arqueológicos foram utilizado para se chegar ao entendimento das diferentes formas de organização social e as suas diferenciações ao longo do tempo na Amazônia.
No inicio dessa narrativa Roosevet fala da posição que alguns pesquisadores defendem que por Amazônia ser uma região baixa, densa floresta e úmida seria um ambiente muito difícil e pobre para habitação do homem e desenvolvimento de culturas em comparação com as regiões vizinhas que como no oeste da America do sul.
A autora fala que a Amazônia por ser uma região baixa e úmida o que dificulta o trabalho dos pesquisadores e por isso não teve um aprofundamento maior em seus estudos e ao longo do tempo tem sido tema de grandes debates.
Anna Roosevelt trás novas informações de reavaliações desses antigos conceitos, pois “novas pesquisas revelam um rico patrimônio arqueológico, mais bem preservado e mais substancial do que antes se imaginava”, com isso antigos conceitos e fronteiras disciplinares têm sido transpassados, uma vez que há complementação com informações de outras disciplinas como: ciências-biológicas, geométricas e geográficas.
A autora levanta hipóteses para explicar a origem e a configuração da organização social dos grupos indígenas com informações sobre o ambiente amazônico ao descrever que seu solo geografcamente nas partes baixas e altas em aluviões e calcário encontra-se ricas