Historia do trabalho
Kelly Patrícia
Reinaldo
História do Trabalho
Atibaia / 2011
Trabalho
A palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. Mas ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura. O trabalho é, desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação.
Um importante pensador sobre esse assunto foi Karl Marx. Para esse autor, o trabalho, fruto da relação do homem com a natureza, e do homem com o próprio homem, é o que nos distingue dos animais e move a História.
A História do trabalho
* O surgimento do trabalho
* O trabalho na Pré-História
Período Paleolítico:
Nesta época o ser humano vivia da caça de animais da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produçãoeram de uso e propriedade coletivas.
Período Mesolítico:
Neste período houveram grandes passos para o desenvolvimento e a sobrevivência como o domínio do fogo para iluminar, cozinhar e aquecer. Houve também o desenvolvimento da agricultura e a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de cuidar dos filhos e da habitação.
Período Neolítico:
Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia, criando objetos de metais, tais como lanças, ferramentas e machados. Os homens puderam caçar e produzir com mais rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiam o alimento necessários para períodos de seca e inundação. Com mais alimento as comunidades aumentaram e a divisão do trabalho aumentou ainda mais dando origem ao trabalhador especializado.
* O