historia do taekwondo
HISTÓRIA / ORIGEM
O Taekwondo derivou-se de uma arte marcial denominada Subak ou Taekkyon, tendo como finalidade oferecer um caminho ara o treinamento do corpo e da mente, cujo nome era Sonbae. Não se sabe ao certo quando de fato essa arte marcial surgiu, mas para alguns autores como Lee, foi há cerca de 1300 anos e já para Kim há cerca de 1800 anos. Contudo, ainda há controversas do seu surgimento.
Antigamente, a Coréia era formada por 3 reinos: Koguryu, Baek Je e Silla. O último deles era o mais fraco e devido a isso, constantemente saqueado. Para resolver essa questão, o Rei de Silla criou uma elite de guerreiros para se defender composta por jovens aristocratas e militares – os Hwa Rang – que seguiam um rigoroso código de honra, tendo como base lealdade e respeito. Esses jovens utilizavam o treinamentos com uso de armas e também treinos corpo a corpo, mental e físico. E então, com os Hwa Rang, Silla se tornou o mais forte entre os reinos e unificando-os.
Após muitos séculos, a Coréia foi invadida e ficou sobre o domínio do Japão em 10 de agosto de 1910, onde ficou proibido qualquer prática cultural coreana (artes marciais, língua, costumes, roupas, canto...).
No decorrer desse período de colonização japonesa, os coreanos praticavam às escondidas as atividades e com a independência da Coréia em 1945, vários líderes de artes marciais queriam voltar as formas de combate desarmado e em 1946 foi abandonada a influência do Karatê. A tentativa de unificação das diferentes escolas de artes marciais não obtiveram sucesso.
Em 1955 o Taekwondo ficou conhecido com esse nome por causa do General Choi Hong Hi que conseguiu unificar as escolas dessa arte, originando a International Taekwondo Federation (ITF). A vinda para o Brasil ocorreu em 1970, através do Grão Mestre Sang Min Cho. Essa arte marcial permite ao seu praticante entrar em contato com dois mundos diferentes, a prática de uma arte marcial milenar e um esporte Olímpico, dando-lhe um aspecto