Mafalda e os outros personagens
Quino, Joaquin Salvador LavadoTejón nascido na região andina de Mendoza (Argentina) em 17 de Julho de 1932, embora os registros oficiais, observa-se no dia 17 de agosto. Desde o nascimento, foi nomeado Quino para distingui-lo de seu tio Joaquín Badger, pintor apreciado e designer gráfico, com o qual, em três anos, ele descobriu sua vocação.
Aos treze anos, matriculou-se na Escola de Belas Artes, mas em 1949 "Cansado de ânforas desenhar e lança" para sair e acho que uma possível atividade cartunista e desenhos animados humor.
Firmemente determinado a atingir seus objetivos, com a idade de dezoito anos, mudou-se para Buenos Aires em busca de uma editora disposta a publicar seus desenhos, mas seria de três anos de dificuldades econômicas antes de ver seu sonho realizado. "No dia em que publiquei o meu primeira página - lembrou-se de sua estréia no semanário Isto está em Buenos Aires - Eu passei o momento mais feliz da minha vida ". Foi em 1954 Desde então e até hoje seus desenhos de humor têm sido continuamente publicado em inúmeros jornais e revistas da América Latina e Europa.
Com a popularidade melhora a sua situação económica, e, em 1960, tem a oportunidade de coroar um outro sonho: casar-se com Alicia Colombo, neta de imigrantes italianos e uma licenciatura em química.
Em 1963, seu primeiro livro de humor, "Mundo Quino", uma coleção de desenhos de humor mudo prefácio de Miguel Brasco aparece. O mesmo Brasco apresenta uma Publicidade Agens, um cartunista que procurou criar um desenho animado 'mistura de Blondie e Peanuts "para divulgar o lançamento de uma linha de produtos chamada eletrodomésticos Mansfield, por que o nome de alguns dos personagens deve começar com a letra M, daí Mafalda. Agens faz a sua campanha, mas Quino recebe algumas tiras que seriam úteis alguns meses mais tarde, quando ele dá vida ao personagem que o tornaria famoso.
Mafalda, a menina de cabelos negros que odeia sopa e é contrária aos adultos,