Historia do serviço social
O texto a seguir aborda Serviço Social, a profissão e seu surgimento, a influência da Igreja Católica, as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, o objetivo da criação de escolas de Serviço Social rumo a profissionalização.
Serviço Social é uma profissão de nível superior que se enquadra no campo das ciências sociais e humanas, foi regulamentada em 1957 e é exercida por um Assistente Social.
Com a revolução industrial onde milhares de imigrantes saíram das zonas rurais, indo para as capitais em busca de emprego nas grandes indústrias, ocorreu um rápido e desordenado processo de urbanização. Surgindo graves problemas sociais como a escassez de moradia, fome, alcoolismo, suicídio, violência, prostituição. Assim surgem com bastante força as questões sociais, que são os objetivos do Serviço Social.
Com forte influencia da igreja católica surgiu em 1936 à primeira escola de serviço social em São Paulo, fundada por Maria Kiehl e Albertina Ferreira Ramos onde cursaram Serviço Social em Bruxelas .
O curso se expandiu e em 1937 foi fundada a primeira escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, dai ocorreu inúmeras aberturas de outras instituições de ensino pelo país, sendo fundamentais para o processo de profissionalização do Serviço Social no Brasil.
Com o decreto lei de nº 525, de 01/07/1938, foi instituída a organização nacional do Serviço Social. Foi criado também o CNSS ( Conselho Nacional De Serviço Social) com função de estudar os problemas do Serviço Social, tendo contribuição da LBA ( legislação Brasileira de Assistência ) para tal processo.
Com a criação do serviço nacional de aprendizagem industrial (SENAI) tendo objetivo de organizar escolas de aprendizagem para industriários, surgem os primeiros passos do Serviço Social rumo à profissionalização, atingindo objetivo e superando Serviço de Assistência.
CONCLUSÃO
A questão social surgiu devido ao crescimento desordenado da sociedade capitalista, onde a desigualdade social era