Historia do pensamento econõmico
1. Estabeleça, com base na leitura de Backhouse e Coutinho, o context da produção das ideias de Adam Smith e o significado de sua ligação com o iluminismo escocês.
Adam smith tornou-se um dos principais téoricos do liberalismo econômico. A sua teoria foi de grande importancia para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX. O Iluminismo escocês tem um carâter social e um foco histórico. Dentro da escócia havia uma concepção de que sociedades e custumes diferentes era comum entre os povos. A procura das causas dessas diferenças foi um dos focos do iluminismo Escocês bem como na França com Montesquieu.O iluminismo escocês permitiu um melhor entendimento sobre a doferença da sociedade e como ela se transformou num contexto histórico. As diferenças entre a sociedade não faz parte de um plano estatico mas sim de uma evoluição Hostórico.As ideias de Adam Smith datam de 1776, mas elas são confundidas com concepções atuais. Adam Smith não trata da revolução industrial e da inglaterra, mas sim da Escócia e da sociadade pré-industrial que veio evoluindo com o tempo sendo mais ainda alheia ao progresso em relação a inglaterra. A industria existia e veio se desenvolvendo muito devagar até ter um salto enorme de desenvolvimento, sendo posteriormente identificado, analisado e chamado de de revolução industrial. A percepção de mudança existia, mas não era compreendido como deveria ser na quela época. Por isso Adam Smith não fala de revolução industrial, mas sim de uma sociedade pré-industrial em mudança.
Adam Smith em seu livro” A Riqueza das nações” acabou sendo considerado o pai da economia,Apesa de não ser o único importante pensador daquela época. O Iluminismo escocês é o que dá sentido à obra de Adam Smith.
2. Especificamente acerca dos capítulos indicados de A riqueza das nações, discuta como Adam Smith apresenta a questão da divisão do trabalho como o centro de uma análise dedicada a explicar quais são os elementos que