Historia do Facebook
Bilionários por acaso é uma narrativa dramática baseada em dúzias de entrevistas, centenas de fontes e milhares de páginas de documentos, incluindo registros de algumas ações judiciais.
Há opiniões diferentes — e quase sempre contraditórias — sobre alguns dos eventos narrados. Tentar recriar uma cena a partir da lembrança de dúzias de fontes — algumas, testemunhas diretas; outras, indiretas — pode, com frequência, levar a discrepâncias. Recriei as cenas deste livro com base em informações que descobri em documentos e entrevistas, e em meu melhor julgamento sobre qual versão mais se aproximava dos registros documentados.
Outras cenas foram escritas de forma a apresentar percepções individuais, sem endossá-las. Tentei manter a cronologia o mais próximo possível da realidade. Em alguns exemplos, descrições e detalhes do ambiente foram modi cados ou imaginados, e informações especí cas que pudessem identi car algumas pessoas foram alteradas para manter sua privacidade. Com exceção das personalidades públicas que povoam esta história, nomes e descrições pessoais dos envolvidos foram alterados.
Utilizo, de fato, a técnica de recriar diálogos. Baseei tais diálogos nas memórias dos envolvidos sobre o teor destas conversas. Alguns dos diálogos recontados neste livro ocorreram durante longos períodos e em várias localidades; por isso, algumas dessas conversas e cenas foram recriadas e resumidas. Em vez de esticar essas conversações, às vezes as mantive em cenários prováveis.
Farei dedicatórias às minhas fontes nos agradecimentos deste livro, mas aqui devo reconhecer em particular a ajuda de Will McMullen por ter me apresentado a Eduardo Saverin, sem o qual esta história não poderia ter sido escrita. Mark Zuckerberg, em todo o seu direito, recusou-se a dar um