Historia do cinema
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – ICSC
Curso de Propaganda e Marketing
Campus Norte
História do Cinema
O cinema surgiu em Paris, em 28 de dezembro de 1895, através dos irmãos Lumiére. A primeira sessão,foi produzida com poucos recursos, sendo uma produção bem barata. Os filmes naquela época retravam o cotidiano das pessoas, como uma simples caminhada pelas ruas, uma chegada de um trem a estação que, inclusive foi o primeiro filme a ser exibido nas salas de cinema em parisienses, o que ocasionou um pânico geral das pessoas que assistiam, pois achavam que um trem de verdade estava vindo em direção delas.
Depois de várias exibições, as pessoas começaram a ficarem cansadas de assistirem sempre as mesmas coisas, foi quando o mágico e ilusionista, George Mèliés decidiu mudar isso.
Méliés foi à procura dos irmãos Lumiére, a fim de lhes mostrar seus truques de mágia e ilusionismo para o público, dentro das salas de cinema. Os Lumiéres por sua vez, temendo uma concorrência, optaram por não ajudar Méliés, que sozinho, fez do cinema, uma verdadeira Arte. Produziu mais de 35 curtas, usando dos efeitos especiais da época, seu filme mais famoso, foi “Viagem à Lua” que expressou bem essa ideia de “ficção” nas telonas.
Após o cinema ter sido lançado na França, a indústria americana começa então a ganhar seu espaço dentro desse conceito. Um famoso produtor, William Selling, “descobriu” o pôr do Sol da Califórnia, uma imagem muito bonita e chamativa, ideal pra ser filmada. Ali então, nascia a indústria mais famosa e consagrada de todos os tempos, Hollywood.
Ao chegar aos EUA, o cinema teve uma reviravolta. Charles Chaplin e David Griffith foram os nomes de maior influência. Griffith realizou mais de 400 curtas e criou biografias, relatando as histórias de várias pessoas, afim de “sistematizar” a linguagem cinematográfica, “quebrando” a ideia de teatro filmado, buscando algo real, com que as pessoas se identificassem. Chaplin,