Historia do café
O café tem origem da Etiópia, conhecida como uma bebida estimulante, sua porta de entrada para a Europa foi a Veneza mas devido ao clima frio e terras não férteis não deu certo.
O café chegou ao Brasil trazido por Francisco de Mello Palheta que no ano de 1727 recebeu o café como um presente valioso e resolveu implantar no Brasil. Os senhores de engenho no inicio não acreditaram sobre o café e não quiseram investir, mas quando tentaram tiveram a recompensa. O café era desejado por todos os países europeus e alguns países norte americano.
O rendimento do café teve uma queda com a abolição da escravatura pois a mão de obra cafeeira era feita por escravos, mas com convites de terras maravilhosas trouxeram os imigrantes principalmente italianos.
A produção cafeeira se adaptou no Brasil devido o clima e o solo de terra roxa plantado no Vale do Paraíba e depois levado primeiramente de mula ao Porto de Santos e depois com o lucro do café construíram uma estrada de ferro que levava o café até o Porto de Santos mais rápido e facilmente. Com o lucro do café,São Paulo deixou de ser uma cidade sem nada , esquecida , para ser uma cidade que movia a economia brasileira .
Como tudo começou?
A hipótese de que o café foi cultivado primeiramente no Iêmen e depois correu o mundo até chegar na Guiana Francesa onde Francisco de Mello Palheta recebeu o presente que trouxe ao Brasil primeiramente implantado no nordeste mais devido ao clima foi trazido para o Vale do Paraíba.
Do açúcar ao café
A duas hipóteses de como Francisco de Mello Palheta trouxe o café para o Brasil foi : Uma das diz que Palheta recebeu o café como um presente dado pela esposa do governador. O café era uma planta bonita que podia ser usada ate para enfeitar as fazendas, mas os brasileiros já plantavam cana de açúcar e não queriam adotar o café em suas fazendas, mas ao verem as vantagens aceitaram o café , e foi uma ótima decisão. O café foi