historia do brasil
Com a queda do califado de Bagdá houve uma abertura do mar mediterrâneo, anteriormente controlado pelos árabes, para os europeus, iniciaram-se assim as navegações.
A Europa medieval deu lugar a Europa moderna à medida que a burguesia começava a adquirir poder econômico e aliando-se ao rei também poder politico, enfraquecendo assim a nobreza e aumentando o poder burguês e monárquico.
Com o comercio, sendo a principal atividade econômica da Europa, houve uma forte necessidade de abrir as fronteiras e conquistar mercado na Ásia e África, a partir dai deu-se as grandes expansões ultramarinas europeias.
FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL E ESPANHA
Com a queda de império romano os visigodos ocuparam a região hispânica que mais tarde foi tomada pelos sarracenos. Com o tempo os cristãos foram retomando as terras e se unindo, as terras cristãs estavam sobre o comando de um único homem, Afonso VI que venceu numerosas batalhas contra os árabes e assim retomou muitos territórios com a ajuda de Henrique de Borgonha, a quem presenteou com o condado portucalense por sua bravura e eficiência contra os árabes. Com a morte de Afonso, seu filho Afonso venceu uma guerra contra Castela para tornar o condado portucalense independente. Assim em 1140 nasce Portugal e a dinastia de Borgonha. Essa dinastia tinha como objetivo reconquistar as terras roubadas por mulçumanos e consolidar um governo que desse apoio ao grupo econômico mais poderoso para a burguesia. O poder do monarca se consolidou militarmente a partir das guerras e o grupo mercantil buscou apoio politico e ofereceu apoio econômico consolidando assim uma aliança entre rei e burguesia.
A REVOLUÇÃO DE AVIS
Com a morte de D. Fernando, ultimo rei da dinastia de Borgonha o próximo sucessor seria seu genro, o rei de Castela, D. Leonor e os nobres, apoiaram essa sucessão que tornaria Portugal novamente território de Castela, mas a burguesia e o povo eram contra essa sucessão, houve então um