historia do brasil
Agostini, João Carlos. Brasileiro, sim senhor: Uma reflexão sobre nossa identidade. 2º Edição: 2004. Editora moderna. II capitulo: Brasil português “Um pais erguido de açúcar, deixou o gosto amargo na boca de muitos.”
ANALISE DA OBRA
Na presente obra aqui analisada, João Carlos Agostini, explicou a historia do Brasil português com uma visão critica, trabalhando toda complexidade do funcionamento do sistema colonial, onde enquadra os eventos históricos brasileiros, e demonstrando fortemente a participação européia, Carlos Agostini considera o sistema colonial como um conjunto da relação entre a metrópole e sua colônia, num dado período da historia da colonização.
A COLONIZAÇÃO DO SISTEMA
A colonização se deu pela necessidade em que a Europa buscava seu caminho para crescer tanto estrutural, como conjuntural. O continente europeu estava em total desenvolvimento capitalista, isso favoreceu com que os países deste continente, conquistassem outras regiões do planeta, colonizando-as e explorando-as para enriquecimento próprio. Os principais países europeus que se tornaram colonos foram Portugal, Holanda e Inglaterra. Portugal era bem mais estruturado do que todos os outros países europeus. Isso fez com que, os portugueses saíssem antes, que os demais países em busca de novos mercados para explorar. Assim se tornaram os primeiros nas navegações marítimas: foram os primeiros a chegar à Índia em 1498, e mais tarde chegaram às terras que batizaram com o nome de Brasil, em 1500. Na verdade os portugueses estavam indo em direção a Ásia, com o objetivo de chegar às índias em busca de especiarias. Porem errou o caminho, e chegaram aqui, onde hoje é o Brasil. Quando os portugueses aqui chegaram, seu objetivo era explorar a colônia, para conquistar, dominar e levar tudo que daria dinheiro. A atitude deles em relação aos indígenas foi determinada, por esses objetivos. No começo para obter o que queriam, eles começaram a fazer atividade de troca,