Historia Do Basquetebol
O Basquetebol (tem o nome reduzido no Brasil, com freqüência, para basquete), que é um dos mais populares esportes em todo o mundo, é originário dos Estados Unidos e tem um "criador", ao contrário de outros esportes, derivados de jogos e passatempos cujas origens se perdem na antigüidade.
Criado especialmente para recinto fechado, o basquetebol nasceu da necessidade de exercitar estudantes em Springfield, Massachusetts (Estados Unidos), durante o inverno, quando não podiam praticar a maioria dos esportes ao ar livre.
Foi idealizado pelo canadense James Naismith, professor de educação física, que o lançou naquela cidade, em 1891.
Até 1983 o basquetebol tinha regras rudimentares e não havia limites para a quantidade de jogadores em cada time como tinha sido idealizado para classes de ginástica e recreação, o basquetebol comportava ilimitado número de jogadores de cada lado. Em um dos relatos de jogos mais antigos, na Universidade Cornell, por exemplo, como existiam cem alunos, o professor os dividia em conjuntos de cinqüenta e, segundo seu depoimento, quando a bola ia para uma das extremidades da quadra, o aluno que a controlava era acompanhado pelos restantes 99.
Como foi dito anteriormente o basquetebol tinha regras rudimentares criadas pelo próprio professor Naismith, essa regras, treze no total, são as que seguem logo abaixo
Porém, com a sua atualização para os padrões atuais:
1) A bola deve ser atirada em qualquer direção com uma, ou ambas as mãos.
Corrente: Esta regra continua atual, no ponto de vista em que a bola pode ser atirada ou passada em qualquer direção. A única mudança nesta regra é a violação da transposição de campo. Uma vez passada a bola do meio campo, esta não poderá ser passada para trás da linha de meio campo, a não ser antes tocada por um jogador defensivo.
2) A bola pode ser batida em qualquer direção, com uma ou ambas as mãos.
Corrente: A bola continua a poder ser batida com uma ou ambas as mãos.