historia do atletismo
A história do atletismo começa há quase três mil anos atrás. É a forma mais antiga de desportos organizados, tratando-se de uma mistura de várias modalidades, que engloba corridas, saltos e lançamentos. Antigamente, estas capacidades físicas, eram ensinadas e valorizadas na arte da guerra e na caça. Os primeiros jogos de que há registro aconteceram na Grécia em 776 A.C, sendo apenas realizada uma prova de corrida dentro do estádio, em que os corredores usavam o elmo e o escudo (Cidade de Olímpia). O número de modalidades e provas foi aumentando, alargando assim a extensão dos Jogos e a sua importância, hoje em dia as três grandes habilidades físicas (correr, saltar, lançar), estão presentes em qualquer modalidade desportiva. O atletismo é uma modalidade de alta competição, que dá um prazer enorme de ver e praticar.
Nos primórdios da modalidade, os corredores, faziam uns orifícios no chão para um melhor impulso no início da corrida. Hoje em dia, os corredores (velocistas) usam os chamados blocos de partida.
Os blocos de partida são um engenho que é colocado na pista na qual é preso, ajudando assim os atletas a terem o tal impulso inicial na corrida. O que os prende à pista são pequenos bicos nas extremidades têm também dois apoios para os pés que estão ligados eletronicamente a um aparelho, para detectar se o atleta larga um pé antes do tiro de partida e determinar se o mesmo fez falsa partida. As provas de atletismo são realizadas dentro de um estádio próprio para a modalidade, composto por uma pista oval com 400 metros de comprimento e com oito corredores individuais, onde se realizam as corridas, as restantes disciplinas (saltos e lançamentos). A competição é feita dentro da pista oval, no relvado, colchões, e caixas de areia próprias para o efeito. No atletismo existem várias disciplinas, tais como: 100 m, 200 m e 400 m; meio fundo – 800 m, 1500 m, 3000 m, 5000 m e 10000m, barreiras; triplo salto; salto em comprimento; salto em