Historia de Porto Ferreira
Porto Ferreira é um municipio brasileiro do estado de São Paulo localizadop na microrregião de Pirassununga a uma altitude 21°51’14” sul e a uma longitude 47°28’45” oeste, a margem do rio Moji-Guaçu, estando a uma altitude de 549 metros. Sua população estimada em 2006 era de 54.048 habitantes. Possui uma area de 243,906 Km2.
Historia
A origem de Porto Ferreira aponta para o idos anos de 1860. Nas margens do rio Moji-Guaçu, inicialmente pelas proximidades do Ribeirão dos Patos e, em seguida, tranferida para proximo da foz do Rio corrente, exerceu atividade, a Balsa que efetuava a travessia de passageiros e mercadorias. O responsavel por este porto fluvial, foi o balseiro João Inacio ferreira, o qual, emprestou seu nome a cidade que futuramente se formou Porto Ferreira.
No dia 6 de julho de 1877, faleceu, aos 62 anos de idade, o Balseiro Joao Inacio ferreira. Todo o Vale do Mogi foi habitado pelos indios “Painguas” ou “Paiaguas”, da grande familia Tupi-Guarani, que tinham algumas aldeias em terras onde veio a se constituir o municipío de Porto Ferreira. Em 1870, o mineiro Vicente Jose de Araujo, acompanhado da familia, comprou terras nas margens do corrego do Amaros, instalando uma serraria movida pela força daquelas aguas, razão pela qual, o corrego, mais tarde, passou a ser denominado Serra D’Agua. A origem de Porto Ferreira, encontra assim, duas teorias basicas divididas entre seus historiadores: a que aponta um nascimento espontaneo pela açao de fatores que acabaram gerando a necessidade de criar um lugarejo neste local, dentre os quais, a atividade do proprio balseiro Joao Ferreira; e a outra corrente, que outorga a Vicente Jose de Araujo, o merito pelo surgimento do municipio.
Em qualquer uma delas, é certo que a Balsa foi a semente de Porto Ferreira, cidade que germinou, no entanto, com a chegada da estrada de ferro, oficialmente inaugurada em 15 de Janeiro de 1880, pela Companhia Paulista de Vias ferreas e