Historia de JK
INTRODUÇÃO
É presente nesse trabalho o governo de Juscelino Kubitschek, com seus plano de metas, economias, as causas de inflações causadas por JK e apontar também suas principais mudanças, querendo com isso passar um conhecimento sobre o seu governo no ano de 1956.
03
JK – Juscelino Kubitschek - assumiu o poder em 31 de Janeiro de 1956 e com ele, o Brasil viveu anos de otimismo embalados pelo sonho da construção de Brasília, a nova capital do país. Por meio do programa ( O Plano de Metas), lançou o objetivo do Brasil crescer “cinquenta anos em cinco”. Com 31 objetivos subdivididos em: energia, transporte, alimentação, indústria de base, educação e a mudança da capital para o interior. Iniciativas fazendo do Brasil um país desenvolvido e industrializado.
Para cumprir as promessas, foi elaborado o Plano de Metas, que tinha como objetivo um acelerado crescimento econômico. Para isso dar certo, JK apoiou a entrada de multinacionais e transnacionais para o Brasil. Como consequência, houve um agravamento na inflação, fazendo com que a abertura da economia ao capital estrangeiro gerasse uma desnacionalização econômica, porque estas empresas passaram a controlar setores industriais da economia do Brasil.
Antes da implementação do Plano de Metas, a população brasileira era de 60% rural e, cerca de 30 milhões de pessoas, dependiam das atividades agrárias.
Para atrair as empresas, o presidente tinha que criar barreiras protecionistas. Com o protecionismo, Juscelino incentivou a entrada de capital estrangeiro no país, principalmente a indústria automotiva. Isso fez com que a escolha da empresa automobilística criasse um estímulo muito grande para a chamada de indústrias de auto-peças.
Porém, ao mesmo tempo em que o país crescia e gerava renda, com uma média de crescimento de 7 %, JK era acusado dentreguismo ao exterior e de permitir a geração da inflação na economia nacional. Ao abrir caminho para a ampliação da indústria