Historia de engenheiro caldas
BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ENGENHEIRO CALDAS - MG (ORIGEM E FORMAÇÃO)
Em 1906, partiu da cidade de Rio Branco-MG, uma caravana composta de 12 (doze) homens, entre eles: Joaquim Domingos da Silva, Coronel Joaquim Pião, Francisco Manoel Ribeiro, José Manoel Ribeiro e outros, a procura de terras férteis para fixarem suas residências. Ao chegarem construíram um pequeno barraco (hoje onde se encontra instalada a Loja Imigrantes Móveis) daí começaram a derrubar matas e construir as primeiras casas, alargando o terreno.
A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Palhinha, no local onde atualmente está edificado o prédio onde funciona o “Hotel do Pimenta”, e ali iniciou-se o povoado.
Mais tarde foi elevada a VILA DE SANTA BÁRBARA, cujo terreno foi doado pelo chefe da caravana, o então chamado Sr. Coronel Joaquim Pião.
Os moradores mais antigos: Joaquim Manoel Ribeiro, que construiu a Igreja do Cemitério, as famílias do Sr. Antônio Adeodato, Sr. José Ernesto, Ricardino Cruz, Antônio Barbosa Coutinho, dentre outros.
Em primeiro de março de 1963 foi emancipado o distrito de Santa Bárbara de Tarumirim, passando a chamar Engenheiro Caldas, em homenagem a um célebre engenheiro que muito trabalhou na rodovia BR 116, que corta a cidade. Passaram a fazer parte do município os distritos de São José do Acácio e Divino do Traira.
O Município de Engenheiro Caldas, Estado de Minas Gerais, Brasil, foi criado pela Lei Estadual Nº. 2.764 de 30 de dezembro de 1962, com o território desmembrado do município de Tarumirim - MG, sua atual Comarca.
Localizado no Vale do Rio Doce, o município possui área geográfica de 217 Km², 767 metros de altitude em relação ao nível do oceano atlântico, coordenadas geográficas 19º, 12’ e 00” em latitude sul, e 42º, 03’, 26” em longitude oeste em relação ao meridiano de Grenweech, a adoção do atual nome de Engenheiro Caldas se deu por fora da mesma Lei de criação do município, tendo sido homenageado o engenheiro