historia de Caraguatatuba
Introdução
Esta pesquisa faz parte de um conjunto e faz as análises sobre diferentes áreas dos Comércios em Caraguatatuba, sobre o desenvolvimento econômico, se os funcionários são registrados, se as empresas e lojas estão dentro do regulamento, se elas ajudam no meio-ambiente da cidade.
Segundo o diagnostico Urbano ( INST. PÓLIS,2012), Caraguatatuba se localiza no Litoral Norte, e esta situada entre o Oceano Atlântico e a Serra do Mar, local onde nascem os principais rios e se deságuam nas praias e no Parque Estadual da Serra do Mar.
O relatório esta abrangendo as realidades de 13 municípios que se encontra no litoral paulista, onde aborda o desenvolvimento econômico, a cultura e entre outros. Formular programas de desenvolvimentos local e regional é o objetivo principal, para que possa haver transformações no litoral paulista em funções de diversos projetos.
A Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba tem suas origens nos anos de 1653/1654, quando foi fundada pelo capitão-governador da Capitania de nossa Senhora de Itanhaém,cujo donatário era a condessa de Vimiliro. Não sabendo de sua longa existência, por volta de 1770,o governador da capitania de São Paulo determinou ao comandante do destacamento da Vila de São Sebastião que fizesse erigir uma povoação no local,chamado Caraguatatuba,juntando para ela todos os moradores que pudesse, delineando o lugar para a casa da Câmara, cadeias e mais edifícios públicos, visto que já existia a igreja para a invocação de Santo Antônio, segundo o livro São Antônio.
No ano de 1806, dando crédito ao administrador da capela, a Vila passou a ser chamada de “Vila que desertou” , porque na época a cidade passou por uma epidemia de doenças, varíola, e todos os moradores acabaram se mudando para as vilas vizinhas como Ubatuba e São Sebastião.
Em março de 1847 a Vila não só ressurgiu como progrediu tornando-se freguesia pela Lei 336. A cidade mais conhecida como “Villa”