Historia das funçoes
Os Babilônios
Babilônia
Fundada por volta de 1800 a. C.
Palco de disputa de diversos povos da antiguidade. Com a mistura de várias culturas se desenvolve a
matemática Torna-se o povo com a matemática mais desenvolvida de sua época. Babilônios já sabiam que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa (a²=b²+c²) cerca de mil anos antes de o filósofo grego ter apresentado ao mundo a sua “descoberta”.
É possível detectar sinais de que os babilônios já
teriam uma ideia, mesmo que vaga de função. São conhecidas de fato, tábuas de quadrados, cubos e de raiz quadradas utilizadas por aquele povo na antiguidade,
Tábua de argila da Babilônia (YBC 7289), com anotações. A diagonal apresenta uma aproximação da raiz quadrada de 2 em quatro valores sexagesimais, que está em cerca de seis casas decimais. 1 + 24/60 + 51/602 + 10/603 = 1,41421296 …
Na Grécia Antiga
Da Grécia Antiga até a
Idade Moderna a teoria dominante era a Geometria Euclidiana. Com seus elementos base : ponto, reta e plano.
Na Idade Moderna
Idade Moderna ( século XV) Teoria que revolucionou a matemática dando as bases a
matemática contemporânea. Surgimento do Cálculo Infinitesimal. (Archimedes), Comandino, Maurolico, Luca de Valerio e Stevin (1570-1585), se destacam dando continuidade aos estudos de Archimedes. Galileo e Newton Newton, esse já encontrou uma ampla base matemática e física para a composição do primeiro grande monumento celebrando o poder do Cálculo Infinitesimal: o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicado em 1687 e com o qual Newton conseguia unificar a Mecânica do Céu e a da Terra.
Os Eixos Cartesianos
A utilização de eixos cartesianos para a
representação duma função surgiu no séc XVII com o matemático e filósofo René Descartes.