historia da turbina a gás
As necessidades energéticas do homem estão em constante evolução, afim satisfazer suas primeiras necessidades, que são basicamente a alimentação, uma fonte de iluminação noturna e aquecimento.
A diversificação do trabalho, visando à otimização das tarefas e o aumento do nível de conforto demandou novas formas de utilização de energia, que foram sendo descobertas e aprimoradas, através do desenvolvimento da matemática, da geometria e da engenharia, que proporcionaram a criação de dispositivos mecânicos complexos, empregados para o aproveitamento da energia contida nos ventos , vapor e gases.
Na engenharia moderna utiliza-se amplamente um tipo especial de motor térmico em que o vapor ou gás aquecido ate elevada temperatura faz girar o veio do motor sem ajuda de um êmbolo e biela. Estes motores são chamados turbinas, a palavra turbina deriva do latim “ turbo” que significa girar em torno e por sua vez do francês “turbine”
Este trabalho tem por objectivo retratar sobre a história e evolução da turbina á gás e como ela tornou-se revolucionaria, visando assim mostrar quais foram os esforços e inovações de vários inventores que contribuirão para criação da turbina á gás, resultando na turbina á gás moderna.
I. Desenvolvimento histórico da turbina
O desenvolvimento inicial das turbinas, ocorreu primeiramente com as turbinas hidráulicas e a vapor, estes foram os primeiros equipamentos deste segmento utilizados para a produção de potência, hoje em dia é fato o avanço das turbinas a gás, sendo estas utilizadas isoladamente ou em ciclos combinados.
O uso da turbina a gás como máquina motora tem sido um sonho bastante antigo dos Engenheiros, a evidência disto é a grande quantidade de estudos no decorrer da história . Em 150 A.C. O conceito de turbina já era desenvolvido primitivamente por Héron, filósofo e matemático grego inventor da Eolípila, um motor a vapor que foi considerado um brinquedo que quando aquecido sobre uma