Historia da Teoria das Construções
Profº. Gabriel Ribeiro
LAISLA BORGES
2014
Desde que o Homem existiu na Terra, todas as matérias de resistência dos materiais e estruturas eram indiretamente usadas.
São usadas desde a fabricação de ferramentas para o uso de pesca e caça até para a moradia, construíam suas moradas, misturando alguns materiais. Tais construções e templos existem até hoje. Considerando que são épocas medievais e que existiram grandes filósofos e matemáticos, fazendo com que o trabalho do homem só progredisse.
As primitivas construções iniciais deram lugar ás monumentais pirâmides egípcias, aos templos gregos, cúpulas romanas, catedral gótica, imensas pontes de ferro e de aço, aos arranha-céus e de concreto.
A resistência dos materiais significa a capacidade do material resistir a uma força a ele aplicada. A resistência de um material é dada em função de seu processo de fabricação e os cientistas empregam uma variedade de processos para alterar essa resistência posteriormente.
O dimensionamento de peças, que é o maior objetivo do estudo da resistência dos materiais, se resume em analisar as forças atuantes na peça, para que a inércia da mesma continue existindo e para que ela suporte os esforços empregados. Para isso é preciso conhecer o limite do material. Isso pode ser obtido através de ensaios que, basicamente, submetem a peça ao esforço que ela deverá sofrer onde será empregada, a condições padrão, para que se possa analisar o seu comportamento.
Tudo isso é necessário para que se obtenha total certeza nos resultados, já que pequenos erros podem acarretar grandes problemas mais adiante, isso se agrava mais ainda se estivermos falando de pessoas que podem ter suas vidas colocadas em perigo por um cálculo mal feito. A ciência de resistência dos materiais é também muito importante para que não se tenha prejuízos gastando mais material do que o necessário, acarretando também em outro problema que é o excesso de