Modo Dutoviário
Transporte dutoviário é aquele em que o produto se desloca, seja por gravidade ou por pressão ou ainda por arraste pelo elemento transportador, através de dutos, ou seja, efetuado no interior de uma linha.
Trata-se de uma modalidade de emprego bastante antigo na área de equipamentos urbanos, em especial na adução e distribuição de água à população e na captação e deposição de esgotos domiciliares.
O transporte dutoviário surgiu entre os povos antigos, com o passar do tempo passou a transportar também, o petróleo. A participação de dutovias no Brasil iniciou-se na década de 50.
O cálculo da capacidade do transporte dutoviário está vinculado à mecânica dos fluidos, a quantia transportada está diretamente relacionada às características do produto transportado e do duto, bem como a velocidade relacionada às características do produto transportado e do duto, bem como a velocidade imprimida pelas bombas e o tempo para transporte do produto. Sendo a velocidade uma função da densidade, viscosidade e temperatura do líquido combinados com o diâmetro do tubo e a pressão exercida pelas bombas das estações.
O modal dutoviário é um meio seguro e econômico para o transporte de certos produtos, como petróleo e seus derivados, gás natural, água potável e servida, minério e resíduos sólidos. As operações realizadas com esse modal são de alta confiabilidade, pois não oferece o risco de paralisação por alternâncias climáticas ou atmosféricas, diurnas ou noturnas e, reduz a necessidade de manuseio da carga.
A intervenção do dutoviário para o meio ambiente é muito pequena, pois não há, durante o transporte, emissão de poluentes e exerce pouca interferência nos demais modais. A instalação de uma dutovia supera obstáculos de aclives de até noventa graus, tornando o trajeto entre os pontos de origem e destino o mais direto possível.
Neste modal é necessária a utilização reduzida de uma mão-de-obra, porem, de alta especialização, pois suas operações envolvem