Historia da radiologia
A Radiologia corresponde à área da medicina que utiliza raios-x, isótopos radioativos e radiações ionizantes para a realização de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
Os raios-x foram descobertos pelo físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen (1845-1923) em 8 de novembro de 1895, sendo que esta descoberta lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1901. O impacto de seu trabalho foi tão grande à época que após 12 meses da publicação de seu trabalho na revista Nature (1896) surgiram mais de 1000 trabalhos discorrendo sobre os raios-X. O primeiro raio X do corpo humano foi obtido por Roentgen, uma radiografia da mão de sua esposa, Anna Bertha Ludwig. O cientista alemão estava dando início ao desenvolvimento de um fantástico método diagnóstico não invasivo que se mantém como fundamental até os dias de hoje.
Wilhelm Konrad Roentgen nasceu em 27 de março de 1845, em Lennop, uma pequena cidade da Renânia da Alemanha. Seu pai era um rico comerciante de tecidos, sua mãe era uma senhora holandesa nascida em Appledoorn, na Holanda. Durante seus anos de infância Wilhelm já tinha uma paixão por experiências, mas acima de tudo o que ele amava a natureza. Na escola ele não foi muito bem sucedido, não tanto por causa de seu desempenho, mas por causa de seu comportamento. Ele teve problemas com seus professores, que resista à autoridade, que finalmente levou à sua demissão. Wilhelm terminou seus anos de escola, sem qualquer certificado. Porque ele queria seguir uma carreira acadêmica, ele teve que encontrar outra maneira de alcançar seu objetivo. Um amigo sugeriu o recém-criado Instituto Poli-técnico, em Zurique, na Suíça. Lá, ele aplicou-se e facilmente se formou em engenharia mecânica. Ele não sabia o que ele queria fazer com este grau, então, por algum tempo, ele não fez nada. Ele embriagaram com seus amigos. Foi durante essa época que ele conheceu Anna Berthe Ludwig, que mais tarde se tornou sua esposa.
Ele decidiu continuar com a pós-graduação,