Historia da Moda I
HISTÓRIA DA MODA I
TEXTO COMPLEMENTAR 1
OS PRIMEIROS HABITANTES DAS AMÉRICAS
Há muitas teorias relativas aos primeiros homens que habitaram a América. Como os fósseis humanos encontrados na América são relativamente novos, se comparados com os encontrados em outros continentes; hoje há um consenso que os primeiros americanos vieram de outros continentes.
A mais aceita por pesquisadores admite que o homem chegou ao continente pelo Estreito de Behring, localizado entre o norte da Ásia (local denominado como Sibéria) e da América
(conhecida nos dias atuais como Alasca).
É provável que foi há cerca de 12.000 anos que os primeiros asiáticos chegaram ao Novo
Continente. Os estudos apontam para esta data, uma vez que o fóssil humano mais antigo no continente data de aproximadamente 11.500 anos.
O fato de os primeiros habitantes da América terem sido nômades dificulta o trabalho de pesquisadores nos sítios arqueológicos, pois os materiais encontrados são escassos e nem sempre seguem uma lógica cronológica.
Foi aproximadamente em 5.000 anos a.C. que os americanos começaram a passar de povos nômades para sedentários. Os primeiros povos a se fixarem em um único local foram os cochises e os sesteiros, que possuíam técnicas de caça e de coleta avançadas para o período.
Os olmecas se consolidaram apenas em 1.200 a.C. e foram os primeiros a criarem esculturas de pedras e pirâmides, por exemplo, o que o historiador Miguel León Portilla (1998,
p.28) denomina como proto-urbanismo. As grandes construções dos olmecas eram principalmente voltadas para a religião, muito presente e importante para a civilização. Também foram pioneiros no continente no desenvolvimento do calendário e escrita.
Os avanços culturais e tecnológicos obtidos pelos olmecas ajudaram no surgimento de novas civilizações na Mesoamérica – região que abrange a parte sul da América do Norte e a maioria do território da América Central.
A metrópole de Teotihuacán, também