Historia da Moda - Madame de Pompadour
Dotada de inteligência, encanto, beleza, e ao mesmo tempo uma mulher fria, em termos físicos e na alma, Madame de Pompadour via seu papel como o de uma secretária confidencial do Rei. Em 1726, foi para o Convento das Ursulinas, as ursulinas tinham por missão educar as filhas da burguesia, e criavam as meninas colocadas sob seus cuidados para serem esposas e mães bondosas e gentis, e respeitarem a Deus, à família e ao rei. Permaneceu lá durante quase 3 anos, passando esse período sob os olhares benevolentes das freiras.
Em 9 de março de 1741 casa-se com Charles Lenormant D’Etiolles, filho do tesoureiro da Moeda e sobrinho do general Charles François Lenormant. Após o casamento, Jeanne Antoinette ficou conhecida como Madame D'Etiolles. Em 26 de dezembro de 1741, nasce seu primeiro filho, que viveria apenas poucos meses, vive uma parte do ano no castelo de Etiolles.
É praticamente impossível dizer exatamente como, quando e onde Madame d'Etioles e Luis XV se conheceram, mais difícil ainda seria definir a data de quando eles se tornaram amantes. No decorrer do tempo em que Luis XV ficou sem uma amante, surgiram os primeiros boatos sobre seu romance com Jeanne-Antoinette. Era inaceitável que Luis XV tomasse como amante uma mulher que, embora rica, bela e culta, viesse da burguesia. Mas a decisão de Luis XV já estava tomada, e Jeanne-Antoinette seria apresentada à corte, recebe o título de Marquesa de Pompadour, abandona Etiolles para residir no Palácio. Seu marido é separado de corpos e bens e proibido de se apresentar diante do rei. Jeanne Antoinette foi apresentada à corte do dia 14 de dezembro, trajando o obrigatório robe de cour negro, coberta de jóias, empoada e usando ruge, estava, a partir daquele momento,