historia da lingua portuguesa
Alunas: Thalyta Nepomuceno Gouveia e Heloisa Helena Pires Maia
Turma: 8º ano A
Professora: Janusia Pessoa Introdução
O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, a temática escolhida é a Evolução da Língua Portuguesa, um tema interessante e muito importante para a cultura geral, neste trabalho pretendemos divulgar um pouco mais sobre o contexto biológico da Língua Portuguesa. Este texto procura inicialmente apresentar um pouco da história desta língua, partindo das raízes latinas na Europa até o português moderno. Em seguida, apresentar a situação atual do português nos diversos países e regiões do mundo onde ele é falado.
O latim vulgar era somente falado. Era a língua do quotidiano, usada pelo povo analfabeto da região central da atual Itália e das províncias. Era a língua viva, sujeita a alterações frequentes e por isso apresentava diversas variações.
Na Península Ibérica, várias línguas se formaram entre elas o catalão, o castelhano, o galego-português, deste último resultou a língua portuguesa.
O Português vem do Latim vulgar, sabe-se que o latim era uma língua corrente de Roma. Roma, destinada pela sorte e valor de suas bases, conquista, através de seus soldados, regiões imensas. Com as conquistas vai o latim sendo levado a todos os rincões pelos soldados romanos, pelos colonos, pelos homens de negócios. As viagens favoreciam a difusão do latim.
Primeiramente o latim se expande por toda a Itália, depois pela Córsega e Sardenha, plenas províncias do oeste do domínio colonial, pela Gália, pela Espanha, pelo norte e nordeste da Grécia, pelo leste da surgindo daí as línguas românicas ou neolatinas.
A língua portuguesa uniformizou-se a partir do século XVI e adquiriu as características do português atual. A rica literatura renascentista portuguesa, desempenhou papel fundamental