Historia da Inglaterra
Os mercenários se rebelam contra os chefes britânicos e por volta do século VII começam a fundar reinos germânicos por toda a ilha. Formaran-se aproximadamente sete reinos. No ano de 937 é criado um governo unificado para toda a Inglaterra.
Guilherme da Normandia (região do norte da França) e seu exercito conquistam em 1066 a Inglaterra. Começou então um reinado normando. Nos cinco anos seguintes, ele enfrentou uma série de rebeliões inglesas em várias partes do país e uma invasão dinamarquesa hesitante, mas ele foi capaz de reprimir toda a resistência e estabelecer um governo duradouro. Introduziu o feudalismo fazendo a redivisão de terras entre os conquistadores e distribuindo certos poderes entre alguns barões. Em 1096 é funadada com o apoio real a universidade de Oxford e posteriormente em 1209 a de Cambridge.
Guilherme ordenou a compilação do Domesday Book, uma pesquisa de toda a população e suas terras e propriedades para fins de tributação, o que revela que, dentro de 20 anos da conquista, a classe dominante inglesa tinha sido quase completamente desapossada e substituída por proprietários normandos, que também monopolizaram todos os altos cargos do governo e da igreja.
A Idade Média inglesa foi caracterizada por guerras civis, guerras internacionais e intrigas políticas entre a aristrocacia e a monarquia. A Inglaterra era mais do que auto-suficiente em cereais, produtos lácteos, carne bovina e de carneiro. A economia internacional do país era baseada no comércio de lã.
Guilherme morre em 1087 deixa lega a Inglaterra a seu segundo filho Gulherme II e a Normandia a Roberto, seu filho mais velho. Com o passar do tempo seu terceiro filho Henrrique I consegue ambos os reinos: A Inglaterra em 1100 quando morre