Historia da informatica
A história da informática começa a muitos séculos atrás, na era antes de Cristo. Porém, de certo modo, são registradas três datas de nascimento para o computador: uma como dispositivo mecânico de computação, com o surgimento do ábaco; outra como um conceito, com Babbage em 1833; e a terceira como o moderno computador eletrônico digital (1946).
O início de tudo começou com o Ábaco: instrumento composto de varetas ou barras e pequenas bolas, utilizado para contar e calcular. O mais antigo data de aproximadamente 3.500 a. C., no Egito. Por volta do ano 2.600 a. C. apareceu o ábaco Chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão o Soroban. Ele constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo, sendo o mais rápido método de calcular até o séc. XVII. Por essa época, os pensadores europeus estavam fascinados pelo desafio de descobrir meios que ajudassem a calcular. Dentre eles, um dos mais criativos foi o teólogo e matemático escocês John Napier, com sua descoberta dos logaritmos, publicada em 1614. Napier elaborou tabelas de logaritmos que mais tarde foram combinadas em um dispositivo manual para cálculos rápidos: a Régua de Cálculo, desenvolvida no fim da década de 1620 por William Oughtred. Após a régua de cálculo, surgiram outros tipos de calculadoras.
Um filósofo e matemático francês por nome de Blaise Pascal, inventou em 1642 a primeira máquina automática de cálculo: a Pascalina. Esta máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtração e o resultado era mostrado numa seqüência de janelinhas. A primeira máquina que efetuava facilmente subtração, multiplicação e divisão, além de raiz quadrada foi construída por volta de 1672 por Gottfried Wilhelm Von Leibniz, recebeu o nome de calculadora universal e era um aperfeiçoamento da Pascalina.
O grande avanço seguinte a princípio nada teve a ver com números. Em 1804,