HISTORIA DA IGREJA BATISTA
OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS DA IGREJA BATISTA CHEGARAM EM SALVADOR, EM AGOSTO DE 1882, VINDOS DE SÃO PAULO. INICIALMENTE, ALUGARAM UMA CASA NA PARTE ALTA DA CIDADE, QUE SERVIA AO MESMO TEMPO DE RESIDÊNCIA E ESPAÇO PARA PREGAÇÕES. EM OUTUBRO DE 1882, FUNDARAM A PRIMEIRA IGREJA BATISTA NA BAHIA, COM CINCO MEMBROS, NO BAIRRO DO CANELA.
OS FUNDADORES ERAM: OS CASAIS ESTADUNIDENSES WILLIAM E ANNE BABY, E ZACHARY E KATARIN TAYLOR. O PASTOR ALAGOANO ANTÔNIO TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE TAMBÉM ACOMPANHAVA OS MISSIONÁRIOS E REDIGIU A ATA DE FUNDAÇÃO DA IGREJA, QUE RECEBEU O NOME DE 1ª IGREJA BATISTA NA BAHIA.
FOI A SEGUNDA OU TERCEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL. A PRIMEIRA FOI FUNDADA POR IMIGRANTES ESTADUNIDENSES, EM 1871, EM SANTA BARBARA D'OESTE, SÃO PAULO. AS PREGAÇÕES ERAM EM INGLÊS E DESTINADAS AOS IMIGRANTES ESTADUNIDENSES.
A IGREJA BATISTA DA BAHIA FOI A PRIMEIRA VOLTADA PARA A EVANGELIZAÇÃO DOS BRASILEIROS, COM CULTOS REALIZADOS EM PORTUGUÊS. NESSA ÉPOCA, A RELIGIÃO OFICIAL DO BRASIL ERA A CATÓLICA, COM A UNIÃO ENTRE IGREJA E ESTADO. EXISTIA MUITA DISCRIMINAÇÃO PARA COM OS PROTESTANTES, MAS ISSO MUDOU COM A REPÚBLICA.
EM 1907, FOI FUNDADA A CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA, EM SALVADOR. PARTICIPARAM 45 MENSAGEIROS, REPRESENTANDO 34 IGREJAS, DE UM TOTAL DE 93 EXISTENTES NO PAÍS. EM 1982, A CONVENÇÃO FOI NOVAMENTE ORGANIZADA EM SALVADOR, PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA IGREJA NA BAHIA. O BRASIL CONTAVA, ENTÃO, COM 3.600 IGREJAS BATISTAS
Não existe um fundador da Igreja Batista, e sim grupos que se identificaram com os princípios batistas desde os tempos remotos. Todavia, não somos daqueles que crêem que apenas