hino da bandeira
Cantanhede, 27 de maio de 2014.
Disciplina: História
Discente: Tamyres, nº 37
Docente: Carlindo Batista, Turma 3B, Turno: noturno
TRABALHO DE HISTÓRIA
A Revolução de 1917
Recebeu este nome (Revolução Russas) os movimentos no Império Russo, que tentaram colocar em prática, pela primeira vez, os ideais socialistas.
Foram dois os movimentos: o primeiro, foi responsável pela deposição do Czar Nicolau II, sendo substituído por governo provisório que foi derribado alguns meses depois num segundo movimento pelos simpatizantes do Bolchevique, um partido político que defendia as ideias formuladas por Karl Marx.
O Império Russo do Século XX
No inicio do século XX, o Império Russo contava com um imperador que contava com poderes absolutos e se dizia governante por vontade de Deus. Sofreu pequenos avanços industriais no século XIX, mas mesmo assim o Império Russo continuou a ser completamente agrário e arcaico.
A servidão foi abolida em 1861 e o império tornou-se interessante para o grande capital europeu, o que originou vários investimentos industriais, no entanto a mão de obra camponesa era bastante explorada, vivendo em condições de dar pena.
Diante deste quadro, surgiram alguns grupos de intelectuais ligados à classe operária, vislumbraram que a única saída para alguma mudança seria através de via revolucionária. Esses grupos ficaram conhecidos como narodiniques, no entanto não conseguiram ser homogênios em suas ideias visto que parte deles defendia um paciente trabalho de doutrinação das massas camponesas.
Os narodiniques acabaram perdendo força devido a forte repressão ao movimento, que se esvaiu.
Surgem então os Bolcheviques e os Mecheviques, sendo que os primeiros defendiam que o partido deveria ser formado por revolucionários profissionais, ao contrário dos demais.
A Revolução de 1905
Em 1904 começaram as greves nos centros industriais, as quais eram apoiadas por jovens estudantes universitários, da