historia da educação
No século XVIII, a Europa enfrenta a crise do antigo Regime. A Inglaterra, antecipando essas alterações politicas e econômicas, surgiu como grande potencia transformadora da economia europeia ao iniciar o capitalismo industrial.
Portugal, que tivera ate então um poderio advindo das colônias de além-mar, achava-se em franco declínio e se submetia a tratados comercias lesivos para si e para colônia, em troca de proteção a Inglaterra. O tratado de Methuen obrigava os portugueses a comprar a produção dos lanifícios ingleses, o que impedia o desenvolvimento de sua indústria manufatureira.
Portugal tentava supera o atraso pelo fortalecimento do Estado, expresso despotismo esclarecido do Rei D. Jose I.
Enquanto isso no Brasil, as plantações de cana de açúcar do nordeste sofreram rude golpe com a concorrência estrangeira. Porem, com a descoberta com as minas de ouro, o centro econômico deslocou-se para o sul de minas Gerais e região Sul.
Enquanto predominava a cultura canavieira, a estrutura social se baseava-se na classe dominante dos senhores do engenho. Com a mineração surgiu uma organização social diferente. O processo de urbanização de aumento da população da cidade, dando inicio a uma pequena burguesia.
Quando a extração do ouro se retraiu sensivelmente, aumentou a pressão do reino o que provocou uma cobrança de impostos instituída por pombal, pela qual, sob proteção de tropas se exigia que a arrecadação de uma cidade atingisse um mínimo estabelecido.
Educação
1.as aldeias missioneiras
O governo temia seu poder econômico e politico, exercido maciçamente sobre todas as camadas sociais ao modelar-lhe a consciência e o comportamento. Ainda mas. Desde os tempos de Nobrega, a coroa se comprometera destinou uma taxa especial de 10% da arrecadação dos impostos além da doação de terras. A companhia tornou-se então muito rica com todos esses benefícios, sem contar a produção agraria das missões altamente lucrativas.
Pombal atribuiu a companhia o