Historia da educação
Primeira semana
R:Os jesuítas vieram no início com a missão de catequisar,conquistar e converter as almas, mas sob pressão das elites católicas com muito custo, passaram a se dedicar também ao ensino.O projeto educacional jesuítico não era apenas para catequisar,mas também um projeto de trasformação social,pois tinha como função propor e implementar mudanças radicais na cultura indígena brasileira.
A mando das elites os jesuítas fundaram colégios,mas só podia frequentar quem realmente tinha condições naquela época,ou seja,os ricos.
Porem como eles também tinham objetivo de catequisar os índios,intão foi criado dois ambientes escolares:os aldeamentos e os colégios jesuítas.Os aldeamentos se dedicavam a educação e catequização dos índios e os colégios jesuítas cuidavam da educação dos filhos da elite.
Segunda semana
R: Radio Studiorum foi instituído por Inácio de Loyola e era o método de ensino que estabelecia o currículo, a orientação e a administração do sistema educacional que era seguido na colônia e na metrópole. Era uma coletânea de regras e minuciosas prescrições que os padres jesuítas deveriam seguir durante as aulas.
Apresentava três opções de cursos: o curso secundário e dois cursos superiores (teologia e filosofia). O método jesuítico foi influenciado pelas teorias de Aristóteles e de São Tomás de Aquino e pelo movimento da Renascença.Os estudos superiores visavam a formação profissional do homem,enquanto os secundários tinham finalidade de formar o homem para viver em sociedade.
O radio Studiorum foi adaptado para atender as necessidades ,especificidades e diversidades encontradas na colônia.
Terceira semana
R:Os jesuítas foram expulsos do Brasil por motivos políticos, ideológicos e econômicos em 1759, pois os jesuítas passaram a atrapalhar os interesses dos portugueses, pois era detentora de grande poder econômico cobiçado pelo Estado e queria formar o homem cristão, mas naquele momento havia a necessidades de formar