historia da educação
Relrihanne Maria Maia de Oliveira 1
RESUMO: Este artigo vem com a finalidade de mostrar uma análise referente à Grécia entre o livro didático de história e o texto acadêmico. Revelando assim a importância do livro didático como um material de ensino e da cultura como também mercadoria ligada ao mundo capitalista. Dá mesma forma expor o que relata o livro didático de acordo com o assunto acima citado como o texto acadêmico de Ciro Flamarion S. Cardoso, falando da proposta pedagógica e o teórico-metodológico, a bibliografia do livro didático de história comparando as teses entre eles. Refletindo sobre os “Silêncios Historiográficos” existentes no livro didático, examinando com atenção se as figuras tem importância para a compreensão do texto analisado.
PALAVRAS-CHAVES:
Este trabalho propõe-se em relatar como objetivo, examinar criticamente o texto do livro didático de história e o texto acadêmico referente ao mesmo assunto. Examinaremos sua estrutura formal, fontes de pesquisa, proposta pedagógica entre outros demais pontos.
Sabemos que todo trabalho de estudo depende muito do assunto e do livro. A minha escolha foi feita pelo livro didático História para o Ensino Médio dos Autores Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, como tema Grécia.
Para entendermos melhor a visão do livro didático, devemos lembrar que, desde muito tempo o mesmo tem lançado importância de vários pesquisadores nas últimas décadas. Tentando assim visar que o livro didático pode ser um objeto de várias faces. Ora, pode ser levada como indústria pendendo assim para o lado cultural ou como mercadoria ligada a idéias de um mercado capitalista.
[...] a indústria cultural e a educação escolar [...], estiveram intimamente relacionadas, tendo como objetivo o projeto de massificação do ensino e da cultura. (FONSECA. 2006 p. 52.).
[...] A industria editorial brasileira. Graças à produção e à venda em massa de livros didáticos, subsiada