HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Pedagogia.
Noturno.
Disciplina: História da Educação.
Professora: Priscila.
Grécia
Educação Grega.
Os gregos eram diferenciados dos demais povos orientais, pelo privilégio do aprendizado e desenvolvimento, enquanto os demais se preocupavam em educar conservando o passado e impondo a maneira de agir e pensar.
Na Grécia o homem era educado para viver nas pólis, denominadas cidades, era uma educação voltada a virtude e a política. A busca da perfeição desse povo era uma das maiorias características.
Nessa época era denominada pádeia como criança e pedagogo como escravo que conduzia a criança ao aprendizado. A mitologia grega era assunto principal na aprendizagem das crianças, os textos sacros dos gregos são chamados de Mitologia.
Na visão grega não existia a possibilidade de um integrante da comunidade dizer que, não queria ou não gostasse de falar em política, já que a principal preocupação das pólis eram ensinar a política.
Os gregos eram muito inteligentes, foram eles os primeiros a formular o conceito, o homem sendo primariamente um ser racional, para os gregos o homem era a maior criação da arte da natureza. Essa valorização do homem estava presente na filosofia, literatura, ciências e nas esculturas.
Eles desenvolveram também a medicina e a poesia, procuravam investigar a origem e destino da existência humana.
“Conhece a ti mesmo”... Frase muito usada por um grande pensador da época Sócrates.
Os gregos também criaram os teatros, onde só os homens se reuniam para assistir as peças, e fazer competições com premiações entre elas.
A educação grega variava de acordo com cada pólis, na época as pólis de mais importância eram Esparta e Atenas.
Esparta a origem da educação era voltada para os ensinamentos militar, a educação não era intelectualizado, visava apenas formar bons guerreiros.Desde o berço é dada essa educação militar , as crianças que nasceram