HISTORIA DA EDUCAÇAO
O cenário histórico de nosso país conheceu transformações no decorrer da década de 1930, dentre elas podemos destacar algumas que repercutiram na economia, política e sociedade. Leia as afirmativas abaixo com atenção.
I. A Revolução de 1930 representou momento de ruptura na história de nosso país desalojando a elite agrário-exportadora do poder federal, rompeu com a denominada “política do café com leite”.
II. Getúlio Vargas, à frente do governo federal e diante dos efeitos da crise de 1929 sobre as exportações e a economia brasileira, adotou medidas de incentivo à industrialização do país.
III. A Era Vargas ficou conhecida como um período de fortalecimento do modelo econômico agrário-exportador em detrimento do urbano-industrial.
IV. Durante a década de 1930, o proletariado diminuiu no Brasil e nada foi realizado considerando seus interesses.
Assinale a alternativa que registra as afirmativas corretas. somente I e II estão corretas. somente a IV está correta. somente II e IV estão corretas. somente I, II e III estão corretas.
Segundo Gaudêncio Frigotto, um estudioso do tema educação e trabalho, a modernidade alterou o vínculo entre trabalho produtivo e educação com o advento do capitalismo, em que a produção se rende ao mercado, o qual assume para si a organização da produção e suas relações de capital e trabalho. Ainda para o autor, o capitalismo determina as regras sobre valores, ideias, teorias, símbolos e instituições, entre as quais se destaca a escola como espaço de produção e reprodução de conhecimentos, atitudes, ideologias e teorias que justificam o novo modo de produção (FRIGOTO, Gaudêncio)
Conforme você leu no texto acima: a afirmação do capitalismo levou à difusão da educação para todos e a escola passou a cumprir papel de democratização de conhecimentos. a partir da modernidade, conforme afirma Frigotto, a escola tornou-se um espaço de transmissão da ideologia capitalista além de