historia da educaçao
MONOGRAFIA LINGUÍTICA E ALAFABETIZAÇÃO
PRISCILA DE CARVALHO ARAÚJO
PEDAGOGIA- II- SEMESTRE - TURMA –B
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO – PROF- FRANCO
“QUANTO MAIS AUMENTA NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA”. (JOHN F. KENNEDY)
“Estamos na situação de uma criancinha que entra em uma imensa biblioteca, repleta de livros em muitas línguas. A criança sabe que alguém deve ter escrito aqueles livros, mas não sabe como. Não compreende as línguas em que foram escritos. Tem uma pálida suspeita de que a disposição dos livros obedece a uma ordem misteriosa, mas não sabe qual ela é ”. (Albert Einstein)
Dedico este trabalho a todas as pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos; vítimas do preconceito lingüístico e de uma educação precária, a todos meus colegas universitários, que estudamos em busca de fazer a diferença, com intenção de melhorar a educação em nosso país. AGRADECIMENTOS
Agradecer é o reconhecimento que ninguém conquista nada sozinho, é a compreensão de que para se chegar a um determinado lugar ou num determinado objetivo foi preciso uma luz divina sempre a nos guiar e, também a contribuição de familiares e amigos. Então, é retribuir a confiança, o carinho e força que essas mesmas pessoas, às vezes até sem saber, nos transmitiram.
Assim, agradeço primeiramente, a Deus, força suprema (em minha concepção), que sempre olha por mim, me guia, me ilumina me protege e me ajuda a seguir pelos melhores caminhos da vida. Depois, a todas as pessoas que de uma maneira ou de outra me prestaram alguma ajuda ao longo dessa caminhada.
À minha querida mãe, Cleusa Pires de Carvalho, e meu amadíssimo