Historia da educacao
A origem da educação escolar no Brasil Memória e a história se entrelaçam revelando o passado, ela é vivida fisicamente afetivamente renovando-se e permanecendo no tempo. A preservação da memória histórica é constituída por tempo, destacando as preocupações na conservação dos registros, nos diferentes contextos, relatam fatos históricos marcantes de uma sociedade que está presente na nossa vida pessoal e coletiva.
A história da educação é uma abordagem científica de recortes da realidade e oportuniza a estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram. A educação é uma sequencia de atos que vem acontecendo desde os tempos antigos nos movimentos culturais, situações vividas no tempo certo. Histórias contadas aos nossos descendentes também enriquecerá o tempo e a memória de cada um. Ela é o saber que se passa de uma pessoa para outra, na cultura e na sociedade com fatores culturais que vão sendo transmitidas ao longo do processo histórico. A preservação da memória, do patrimônio histórico seja ele cultural ou artístico são considerados testemunhos vivos das gerações no tempo e espaço que foram e não serão revividos, mas visitados.
A História da Educação Brasileira também é relacionada ao tempo, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e é capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores.
A Memória, o tempo e a história contemplam boa parte da educação brasileira sendo formal ou informal. Desde o período antigo que a educação vem se misturando através dos acontecimentos vividos, com isso a educação vem sofrendo mudanças para uma melhor adaptação. É também como elemento cultural e fundamental na formação da identidade cultural,