historia da Educa o Infantil
A Educação Infantil levou muito tempo para se desvencilhar do caráter que a pontuou desde o início: a assistência social. Essa demora foi de quase um século - o primeiro jardim da infância foi inaugurado em 1895, em São Paulo. Mudanças estruturais começaram somente na década de 1970, quando o processo de urbanização e a inserção da mulher no mercado de trabalho levaram a um aumento significativo na demanda por vagas em escolas para as crianças de 0 a 6 anos. Como não havia políticas bem definidas para o segmento, a expansão de instituições de Educação Infantil nessa época foi desordenada e gerou precarização no atendimento, feito, em geral, por profissionais sem nenhuma formação pedagógica.
A educação é um direito da sociedade garantida na Constituição Federal de 1988. E a partir da interpretação desta lei, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 estabeleceu a Educação Infantil como parte da Educação Básica e de responsabilidade dos municípios. A sociedade tem o direito de educação gratuita para seus filhos de zero a seis anos, determinada pela Constituição Federal e estabelecida pela Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996(LDB) com a principal finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança.
A história da educação infantil no Brasil revela um início de ensino não muito preocupada na essência do ato pedagógico, era primordialmente compensatório, alcançando somente a partir dos anos 80 o objetivo de educar e ensinar já na pré-escola e preparar as crianças para as demais etapas da educação, sendo a base tão importante quanto às demais.
Estudo de Campo O nosso estudo foi realizado nos arquivos da Escola Municipal de Ensino Infantil “Luiz Alberto Duarte”, as entrevistas foram feitas com funcionários e professores da Escola.
Analisando fotos de turmas de 1975 e 2012
Turma de 1975
Turma formando de 2012
Número proporcional de meninos e meninas
Em 1975 havia apenas oito