historia da cultura e das artes
TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO – 2013/2016
Renascimento
Nome: Paula Alexandra Rodrigues Carvalho, Nº13
Professora responsável: Susana Gonçalves
07-12-2014
ESCOLA DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE BARCELOS
TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO - 2011/2014
O Renascimento
Nome: Paula Alexandra Rodrigues Carvalho, Nº17
História da Cultura e das Artes
Professora responsável: Susana Gonçalves
07-12-2014
O início do renascimento em Itália
Itália no Quattrocento.
No séc. XV, a Itália encontrava-se dividida em vários ducados, repúblicas e reinados rivais. Esta rivalidade trouxe uma grande oportunidade à arte, estimulando o seu desenvolvimento. A Itália foi o palco da emergência de um novo tipo de artistas e intelectuais, disputados pelos burgueses mais ricos.
Esta caracterizou-se pelo seguimento da linha naturalista já introduzida no Trecento, de reminiscência greco-romana. O intenso estudo perspéctico foi o que mais marcou as obras, apesar de ter havido outras renovações estéticas. O renascimento foi a transição mais revolucionária desde o início da idade média. Os primeiros passos na direcção da renovação apareceram logo no séc. XIV com Dante e Petrarca, em suas obras.
Um novo homem e um novo mundo
Toda a reformação que se inicio na Itália desliga de uma renovação nas ideias. Apesar de, para o homem renascentista, deus continua a ser o criador do homem. Este novo sentido deu liberdade ao renascentista, que vai considerar e valorizar a obra humana. Para unir esta visão objectiva do mundo, o homem serviu-se de instrumentos de rigor, como a pintura a óleo e a perspectiva linear.
CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO
«Deus escolheu o Homem *… e, colocando-o no centro do Mundo disse-lhe: *…. És tu que segundo os teus desejos e o teu discernimento, podes escolher *…»
Antropocentrismo
O Homem passou a estar no centro do Universo e das preocupações