Historia da contabilidade
De acordo com o documento nº 1 da AECA de Princípios de Contabilidade de Gestão(“O Marco da Contabilidade de Gestão”), a contabilidade de gestão aparece como uma evolução da contabilidade de custos, para responder às maiores solicitações de informação das empresas. Aceitando tal pressuposto, a contabilidade de gestão tem as suas origens nos princípios deste século, se bem que só nos anos 60, tenha surgido como independente da contabilidade financeira, momento em que a contabilidade de gestão adquiriu um verdadeiro desenvolvimento e protagonismo como principal sistema de informações na empresa para a tomada de decisões. Assim, somos obrigados a ir até às suas origens, ou seja, à origem da contabilidade de custos , a qual é bastante remota, já que desde muito cedo, a contabilidade realizou cálculos, registos e análises dos custos e dos resultados por áreas e/ ou por produtos ( século XIV, réplicas italianas). Sem dúvida, o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas de custos é mais recente e podêmo-lo associar à história do desenvolvimento industrial. Consequentemente, apresentamos uma série de etapas da contabilidade de custos e, todavia da contabilidade de gestão, que estão intimamente ligadas com a evolução da empresa(dos seus sistemas de produção e de gestão das operações, dos seus sistemas de direcção e das suas estruturas organizativas) cujo grande desenvolvimento foi impulsionado pelo capitalismo industrial.
A. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS ATÉ 1925
Este período compreende as seguintes etapas: a pré- industrial, a da Revolução Industrial, desde finais do século XVIII até meados do século XIX; e a da segunda Revolução Industrial, desde meados do século XIX até à segunda Guerra Mundial.
A.1 - ETAPA PRÉ- INDUSTRIAL
É o período prévio à Revolução Industrial, que vai até final do século XVIII. Nesta época a propriedade e a gestão da empresa estavam concentradas numa só