Historia da comunicação
A televisão expandiu-se muito rápido, em 1951 a TV Tupi foi inaugurada no RJ; 1952, a TV Paulista, canal 5 ; em 1953, a TV Record de SP; em 1955, a TV Rio ( RJ) e no mesmo ano a Tv Itacolomy (BH) e em 1959 a TV Excelsior de São Paulo.
Apesar do projeto de modernização que o governo Juscelino Kubitschek, o alcance da televisão era limitado em relação ao tamanho do país. Mas, o público de televisão, por ter condições financeiras privilegiadas respondia bem às apelos publicitários e então não faltaram patrocinadores para as novas emissoras.
Em 1964 houve um movimento que colocou fim ao populismo e iniciou um período de centralização política, com limitações e os meios de comunicação sob controle. Por causa do dinheiro estrangeiro para atender aos projetos modernizadores do governo, os meios de comunicação sofreram ainda mais a invasão norte-americana. Os meios de comunicação foram censurados, qualquer crítica ou notícia inconveniente não era divulgada.
A imprensa, a música popular, o teatro davam os seus recados utilizando metáforas. Uma grande tendência nacionalista tomou conta do país, e a música popular revelou talentos novos de compositores e interpretes. A participação do público era intensa, só que eram públicos da classe média. O público que agitava nas apresentações musicais parecia defender a música popular da invasão da música de massa estrangeira.
Seguindo a onda dos festivais a TV Record reforçou os programas musicais, aproveitando ao máximo a