Historia da computação
1 Introdução:
Vive-se Atualmente, em um mundo completamente dominado pela tecnologia, mais especificamente, o computador. Anos atrás, eram poucas as pessoas que tinham o luxo de ter um computador em casa, ao contrário de hoje, raras são as pessoas que não tem ou nunca tiveram acesso ao mesmo. Isto se deve aos benefícios que a tecnologia nos oferece, tanto no lado profissional como doméstico, hoje exercemos desde simples tarefas escolares como até mesmo compras e pagamentos através do mesmo, sem falar que para muitos é utilizado como uma “terapia” através de jogos. Existem registros de que desde os tempos de 5500 a.c. já existia o computador, surpreendendo várias pessoas que acreditavam que o mesmo era uma tecnologia recente. O objetivo deste trabalho é abordar curiosidades e informações da computação, desde os seus primórdios.
2. Desenvolvimento:
O ábaco foi o começo de tudo, segundo historiadores, acreditam que o mesmo foi descoberto em meados do ano 5500 a.c. pelo povo mesopotâmico. Ele era muito utilizado para fazer cálculos, devido a isso se espalhou por vários países após a sua descoberta. O instrumento consistia em um conjunto de varetas de forma paralela, com pequenas bolas que realizavam contagens.
Ainda é utilizado nos dias de hoje facilitando o aprendizado de crianças nas operações de adição e subtração.
(ábaco russo)
Mesmo com essa invenção do ábaco, a multiplicação de números muito grandes era trabalhosa, então surgiu John Napier trazendo novidades na área matemática, os chamados logaritmos, que facilitaram bastante as multiplicações. A partir dessa descoberta dos logaritmos, já surgiram em 1550 d.c. as taboas de Napier, que consistiam em tabelas de multiplicação gravadas em um bastão. Logo depois, a partir do mesmo princípio das taboas de Napier, surgiu as réguas de cálculo, que eram ainda usadas há poucos anos atrás.
(Régua de cálculo)
Em poucos anos, acredita-se que em meados de 1552, Wilhelm