Historia da computação
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação 1º Período Nome: Daniel Borges da Silva
RELÁTORIO
Há milhares de anos, os seres humanos vêm utilizando meios para efetuar cálculos e o primeiro instrumento usado foi o ábaco que surgiu a mais de 2.500 anos. Este objeto era formado por fios paralelos e contas ou círculos deslizantes que, de acordo com a sua posição indicavam a quantidade que será trabalhada. Os tipos de ábacos são: Russo: O mais simples. Possuía 10 contas em cada fio. Chinês: Dois conjuntos de fios, contendo cinco arruelas no conjunto das unidades e duas arruelas. Japonês: É o mais conhecido, chamado de Soroban, possui cinco contas por fio agrupados 4x1. Por volta do ano de 1500, começaram a aparecer as primeiras máquinas de calcular. A primeira conhecida foi uma tabela de multiplicação criada por John Napier. Em 1942, Blaise Pascal (matemático, físico e filósofo francês), criou a primeira calculadora mecânica a Pascaline. No ano de 1833, Charles Babbage criou a máquina analítica, que utilizava cartões perfurados, os quais davam instruções à calculadora sobre como trabalhar com os dados (números). A partir daí, surgiu a ideia de dados. E o ponto de partida para os computadores modernos. Em 1880, Hermann Hollerith, utilizou o mesmo princípio dos cartões perfurados e fez uma maquina de processar informações do senso da população dos Estados Unidos.
O inventor de Hollerith utilizada rodas com pinos que ao passarem pelos furos dos cartões formavam contatos elétricos, interpretados como pulsos por uma calculadora mecânica. O cartão perfurado permitia e cortava a passagem da corrente elétrica, ou seja criava um processo de liga e desliga. Exemplo:
Bit menor elemento de memória pode seguindo 0 ou 1. Ligado ou desligado.
BIT 0 1 0 1 1 0 1 0
Em 1890, Horllerith conseguiu diminuir o tempo de processamento de seu equipamento e começou a vender os seus serviços de processamento de dados,