HISTORIA DA COMPUTACAO Trabalho
As linhas da história são preenchidas com diversas descobertas no intuito de dinamizar os estudos matemáticos
1. INSTRUMENTOS E SUAS EVOLUÇÕES
1.1 Ábaco
De acordo com NÓE (2002). Um instrumento muito utilizado na Idade Média pelos romanos foi o Ábaco, ele auxiliava aquele povo nas realizações de cálculos.
O ábaco é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente. (NÓE.2002)
Sempre que surgir uma necessidade, também existirá uma nova descoberta. E foi nesse contexto que os instrumentos para auxiliar a população em seus cálculos matemáticos são desenvolvidos. Como é o caso do ábaco.
O ábaco é considerado uma dessas descobertas, existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C., os indícios do uso do ábaco na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito são contundentes. O seu surgimento está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem. (NÓE.2002)
Figura 1: Ábaco
Apesar de ser um instrumento secular, o ábaco ainda é utilizado em tempos atuais, pois através do manuseio é possível perceber melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias, tornando uma ferramenta imprescindível no ensino da contagem e das operações básicas na educação fundamental. (NÓE,2002)
1.2 Pascalina – A Maquina de Pascal
Pascalina foi construída por entre 1642-1644, quando Pascal tinha cerca de 20 anos de idade. É a calculadora decimal conhecida com maior longevidade
A máquina contém como elemento essencial uma roda dentada construída com 10