Historia da bicicleta
Data: 08/03/2013
Turma: 2003
Profº ______________.
Nome: Thainá Vicente Nº 36 Fernanda Lopes Nº ___
* A Classificação Científica Vamos imaginar uma árvore cheia de galhos, sendo que cada subdivisão do tronco e dos galhos gera galhos menores. Considere que o tronco deve reunir um grupo de seres vivos que tenham uma mesma característica em comum, que os diferencia de todo o resto. Agora imagine que o tronco principal é o Reino Animal. Esse tronco é cheio de galhos, sendo que cada galho reúne outros galhos menores, e assim por diante. Cada galho principal reúne seres vivos que, mesmo sendo animais, possuem outras características distintas dentro de cada nova subdivisão. Assim, se observarmos sua primeira subdivisão, estaremos no galho dos Cordados (animais que em alguma fase do desenvolvimento possuem noto corda), cuja primeira divisão nos leva ao galho dos Vertebrados (animais com vértebras). Dentro dos Vertebrados, teremos um novo galho chamado Tetrapoda (animais com quatro membros) e, dentro dele, mais galhos chamados Classes. É neles que vamos encontrar as Aves.
♦A árvore filogenética reúne todos os seres vivos conhecidos, incluindo os extintos, e sua relação de parentesco com os demais. No detalhe, observamos as Classes dentro do grupo dos Vertebrados. Observe que as aves são parentes próximos dos répteis, com quem dividem um ancestral em comum.
Dentro de cada Classe, existem inúmeras Ordens, compostas por Famílias. Cada Família reúne os Gêneros, e estes organizam as espécies. A Classe Aves no Brasil possui 1.801 espécies, distribuídas em 94 Famílias dentro de 26 Ordens. Cada grupo possui características distintas, e com o tempo aprendemos a diferenciá-las. Algumas são bem fáceis de lembrar. Por exemplo, todos os papagaios, periquitos e araras possuem o mesmo formato de bico e posição dos dedos dos pés, entre outras características. Todos eles estão