historia da arte
anhanguera uniderp matriz campo grande ms, 08 de agosto de 2014 ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
As estacas pré-moldadas podem ser de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado, e concretadas em formas horizontais ou verticais. Devem apresentar resistência compatível com os esforços de projeto e decorrentes do transporte, manuseio, cravação e eventuais solos agressivos. A cravação de estacas pré moldadas de concreto pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração, a escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo e dimensão da estaca, características do solo, condições da vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local. Em terrenos resistentes, a cravação de estacas pode ser auxiliada com jato d'água ou através de perfurações. O sistema de cravação deve der dimensionado de modo a levar à estaca até a profundidade prevista para sua capacidade de carga, sem danificá-la. Com esta finalidade o uso de martelos mais pesados, com menos altura de queda, é mais eficiente.
Tipos de estacas
Podem ser divididas quanto ao material (madeira, aço, concreto ou mista) e por categoria (estacas pré moldadas, estacas moldadas in loco e estacas mistas). Características, vantagens e desvantagens das estacas Estacas de madeira: São utilizadas abaixo do nível d’água. O topo da estaca de madeira deve ter diâmetro maior do que 25 cm e devem ser protegidos para não sofrerem danos durante a cravação. Já a ponta da estaca de madeira deve ter diâmetro maior do que 15 cm e devem ser protegidas com ponteira de aço quando for necessário penetrar camadas resistentes do solo. A cravação é geralmente executada com martelo de queda livre.
Vantagens: As estacas de madeira podem ser facilmente emendadas e tem duração prolongada quando utilizadas abaixo do nível